Milhã: Alunos da E.E.M Euclides Pinheiro de Andrade desenvolvem projeto com a finalidade de reconquistar colegas que durante o ano letivo abandonaram a escola

O presente projeto pretende ajudar os alunos que estão pensando em desistir durante o ano letivo e os que abandonaram ou se evadiram da escola


O abandono e a evasão escolar é uma realidade que se faz presente nas escolas brasileiras. Estudiosos costumam diferenciar evasão e abandono. Para Gomes (1999), Maitê e Arraes (2015) abandonar é deixar de estudar por um determinado período e retornar aos estudos, evadir é deixar os estudos não retornando nos anos seguintes. 

Estimativas apontam que ao final de cada ano, um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade vão abandonar seus estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. Isso corresponde a um universo de 2,8 milhões de pessoas. 

Vinte e sete por cento entre 10 milhões de jovens estimados no país nessa faixa etária e que deveriam, de acordo com a Constituição, estar frequentando a escola. 

O presente projeto pretende ajudar os alunos que estão pensando em desistir durante o ano letivo e os que abandonaram ou se evadiram da escola, tentando motivar, entusiasmar e convencê-los a voltar a estudar. O projeto #CadêMeuColega está sendo desenvolvido na E.E.M. Euclides Pinheiro de Andrade envolvendo alunos, professores, núcleo gestor e a comunidade. 

Ao longo dos meses de fevereiro à abril o professor orientador Francisco Eliardo Nogueira Vieira e alunos se reuniam e debateram para a escolha do tema. A partir das pesquisas realizadas, decidiu-se que o tema iria abordar a evasão e o abandono no ensino médio. Após a escolha realizou-se reuniões onde foi discutido as ações que se iria desenvolver. 

Primeiro foi feita uma ampla divulgação do projeto, exibindo a logomarca oficial e imagens nas galerias da escola que retratavam a importância de frequentar a sala de aula, posteriormente foram realizadas pesquisas para entender os possíveis motivos para evasão e abandono, com os dados em mãos a equipe realizou uma palestra motivacional e foi a campo para convencer alguns colegas a retornar a escola. 

Os autores do projeto são os alunos: Francisca Suele Silva Chaves, Laila de Oliveira Pinheiro, Maria Joice Lima do Nascimento, Manoel Rosié de Holanda Ferreira Pinheiro, Mateus da Silva Medeiros, Raissa Chagas de Lima, Taissa de Lima Silva e Vitória Ellen Lima Freitas

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.